Remanufatura é um processo industrial que consiste nas etapas de desmontagem do produto usado, na limpeza de suas peças, na reparação ou substituição de peças danificadas, testes de qualidade do produto, updating (no caso de produtos eletro-eletrônico) e remontagem do produto que deverá apresentar perfeitas condições de funcionamento, iguais a de um produto novo.
Um bem que passa pelo processo da remanufatura é denominado bem remanufaturado. A remanufatura reduz significativamente o consumo de recursos naturais e energia utilizados na produção de produtos novos, bem como reduz a quantidade de resíduos a serem dispostos em aterros.
Contudo, a remanufatura também consome recursos durante o processo, como energia, água e recursos naturais, além de embalagem e transporte para o retorno dos produtos. Por isso é um processo que também deve levar em consideração os aspectos ambientais em que está inserido. O processo de remanufatura é definido de acordo com o contexto socioeconômico de cada região e suas relações de mercado.
Alguns aspectos, contudo, são comuns a todos os processos de remanufatura, como a exigência de testes e controle de qualidade, compatibilidade com o produto novo e garantia total do produto remanufaturado pelo mesmo período da garantia fornecida ao produto novo equivalente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário